segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Quantas gerações cabem numa carreira?

Estagiários, profissionais juniores, plenos, seniores. Os níveis hierárquicos são diversos dentro de uma companhia e, em geral, as idades, também. Mas, afinal, como as diversas gerações são capazes de conviver e agregar na mesma carreira?

Atualmente, se classificarmos as gerações por data de nascimento, convive nas organizações pelo menos três gerações, que são: a geração pós-guerra, a geração X e a geração Y. “Na verdade, acredito que cabe somente uma geração, a atual, com pessoas de 20, 30, 40, 50 e 60 anos, pois quem tem de 40 a 60 anos vive no mesmo ambiente corporativo das pessoas de 20, 30 anos”, explica Jair Pianucci, dando uma prévia de como será sua palestra.

Com relação aos benefícios das empresas que trabalham com essas três gerações, Pianucci é enfático: “a unanimidade em geral é burra. Das diferenças e das discórdias é que nasce a luz” e acrescenta que cada geração tem seu aspecto positivo. “Da geração mais nova podemos destacar o destemor para ousar, mesmo sob o risco de repetir os mesmos erros. Das gerações mais velhas, a sabedoria e serenidade de cometer somente erros novos”, explica.

Para que a troca de ideias aconteça da melhor maneira possível, o diretor acredita que a integração é essencial. Para isso, ele aponta que a melhor forma de integrar é assumir que só existe um “nos dias de hoje” e todos devem viver neste momento. “Óbvio que quem já nasceu no novo precisa aprender o anterior e quem nasceu no anterior tem que aprender o novo. A melhor contribuição que as empresas podem fazer é assumir esta verdade e fazer programas para ‘os dias de hoje’”, aponta Pianucci.

Quando o assunto é informática, e por que não mídias sociais - que estão invadindo o ambiente corporativo -, o diretor aponta que é mito que pessoas mais velhas não estão integradas à informática. “Todas as revoluções que estão aí foram criadas pelas ditas ‘pessoas mais velhas’. Pessoas diferentes têm diferentes formas de aprender coisas novas e isso com relação a todas as idades”, exemplifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário